Grandes portais: progressos e retrocessos no desenvolvimento Web
O Terra está de cara nova! Um usuário comum irá apenas sentir o grande aumento na velocidade de carregamento, mas a Internet é um lugar melhor a partir de hoje com a adoção da filosofia "tableless" pelo portal e pela adoção dos padrões do W3C.
Por todos os blogs de WebDesign brasileiros só se fala nesse grande avanço que um dos maiores portais brasileiros fez. A realização se deu após um treinamento do pessoal do Terra com o pessoal da Atípico (mantenedora do Tableless.com.br). O tamanho total da Home Page do Terra teve uma diminuição incrível de 40%, passando de 81kb para 48kb, um ganho de 7 segundos para quem está conectando via modem!
Em compensação, outro grande portal, o velho iG (novo "Internet Generation") tem um dos piores Sites entre os grandes portais brasileiros - pra não dizer o pior. O Jonas Galvez comentou:
1) o site usa sniffers em JavaScript, uma técnica arcaica (se é para checar o navegador, que seja então pelo header HTTP User-Agent e não via JavaScript) e 2) o HTML retornado para navegadores modernos (praticamente qualquer coisa exceto IE) tem quase o dobro do tamanho do HTML que é retornado para IE, que usa as ridículas tags abreviadas e depende inteiramente de JavaScript para renderizar o conteúdo.Para se ter idéia, a home do iG foi capaz de travar meu IE6 no Wine todas as vezes que tentei abri-la! Peguei o código então para dar uma olhada e é simplesmente ridículo! Joga para o alto tudo (tudo mesmo) de padrões W3C e tenta diminuir o código html com truques imbecis para não precisar fazer uma Home Page que preste! O iG é uma vergonha para a Web brasileira.
Se você quiser ter alguma idéia do código, veja aqui se entende alguma coisa do que está escrito.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home