Quinta-feira, Dezembro 30, 2004

Últimas atividades do ano e uma discussão interessantíssima sobre o Prevayler

Pois bem, o ano está acabando e eu prometi um post legal mas não consegui terminá-lo! :-)
Era um post gigante sobre minhas idéias para meu novo site e um possível projeto open source . Escrevi pra caramba mas ainda faltam alguns ajustes (está nos drafts do blogger); vou dar uma pensada nas férias em alguns pontos que ficaram em aberto e depois divulgo pra galera!

Férias? Isso mesmo: férias! Volto só dia 10 de janeiro! Vou passar o ano na Canção Nova e depois vou pra Ubatuba curtir um solzinho!

Enquanto isso, meu espírito computólogo continua sedento hehehe.
Em particular, estou acompanhando a imensa discussão que está acontecendo em torno do Prevayler, em âmbito mundial e nacional. Lembrando que o Prevayler é um projeto brasileiro com repercussão mundial que implementa uma camada de persistência em Java (mantém seus dados todos na memória RAM, fazendo snapshots - cópias - em disco periodicamente).

Tudo começou com uma entrevista no JavaFree do Klaus, criador do Prevayler. Estourou então uma dicussão acalorada no TheServerSide e no blog do Mike Spille (aqui e aqui). A grande questão é se o Prevayler é um substituto aos Bancos de Dados relacionais, como prega o Klaus, ou se é um grande engodo mantido pelo marketing agressivo do mesmo Klaus. Então o Carlos Vilella, outro desenvolvedor do Prevayler, entrou na discussão e postou no seu blog, em tons mais moderados, dizendo que o Klaus às vezes exagera um pouco.

Enfim, isso tudo deu num tópico interessantíssmo e de altíssimo nível no fórum do JavaFree. Se você tem algum interesse pelo assunto, leia pelo menos a entrevista e o tal tópico no JavaFree (ambos em português). Dá pra entender bem o que é o Prevayler e seus prós e contras.

[eu, particularmente, estava estudando o uso de uma camada de pesristência no meu novo Site e achei isso muitíssimo interessante.]

Bom, depois da minha última dica do ano, desejo a todos um ótimo ano novo! Que 2005 seja o melhor ano de todos até agora com muita alegria e felicidade! É isso ae, até janeiro! ;-)

Quarta-feira, Dezembro 29, 2004

Da série "Human Improvements"

Precisamos de um complexo sistema gerenciador de Threads. Algo eficiente que permita a execução descomplicada de várias tarefas simultâneas sem deixar que elas se misturem e a gente de perca. Talvez algo até que implemente processamento paralelo mais eficientemente no cérebro.

PS. Alguns podem dizer que o cérebro já possui multi-threading e processamento paralelo, já que você é capaz de respirar, andar e falar ao mesmo tempo. Mas, na minha opinião, seria necessário a possibilidade de alocação de mais de uma thread "consciente", algo como falar sobre alguma coisa e ler sobre outra ao mesmo tempo.

PS2. O porquê do título? Estou seguindo uma série iniciada em outro post.

PS3. Sim, preciso de férias.

Terça-feira, Dezembro 28, 2004

Vamos ajudar a salvar vidas!

Ando meio sumido por causa de algumas atividades, mas prometo um post legal antes de tirar férias de 15 dias desse blog (férias!! praia!!).

Mas, o assunto agora é importante. Se você esteve no planeta nos últimos dias, ouviu falar do terremoto e consequente maremoto que devastou parte da Ásia e da África. O número de mortos pode chegar a 100 mil por causa de epidemias, segundo a ONU.

Entidades do mundo todo estão recolhendo doações para ajuda às milhões de pessoas que perderam tudo nesse desastre. Então, faço um apelo: se você pode doar qualquer quantia, por favor, doe e ajude milhões de pessoas. As doações podem ser feitas pela Internet em 2 minutos, e as quantias podem ser até de 5 dólares.

Eu, particularmente, fiz minha doação no Site da Cruz Vermelha Internacional, que aceita doações de estrangeiros com cartão de crédito internacional (em outros organismos locais, pode ser mais difícil). Você pode acessar o formulário para doação aqui.

Há inúmeras outras possibilidades de ajuda, que você pode ver neste link da Wikipedia ou neste blog especial. Por favor, ajude!

Recentemente, fomos capazes de juntar 250 mil dólares em 10 dias pra um simples anúncio publicitário sobre um mero programa de computador. Agora, vidas estão em jogo; é o maior desastre natural da história recente e países pobre foram atingidos. A única esperança deles é a ajuda internacional. Faça um esforço e doe qualquer quantia.

Sexta-feira, Dezembro 24, 2004

O Natal tá aí galera!

Bom Natal e que Deus abençõe a todos! Lembrem o Nascimento de Jesus e comemorem esse momento especial para a humanidade.

Que este Natal seja também repleto de felicidade, uma ceia deliciosa com a família toda e presentes! Aliás, vou ganhar um brinquedinho legal amanhã; depois falo mais dele.

E, no bom espírito natalino, um presentinho deste blog: alguns convites pro GMail (se alguém ainda quiser!). É só clicar e registrar:

[já era]

Domingo, Dezembro 19, 2004

Alguma atividade

Acho que preciso de um hobby urgentemente. Andei pensando nos últimos dias e acho que esse stress todo pode ser a falta de uma atividade "nada a ver" interessante.

Na época do Colégio, meu hobby era computação. Fazia isso por diversão. E como era divertido! Mas, desde que zeros e uns tornaram-se objetos de meus estudos, computação deixou de ser um hobby. E, sinceramente, não é tão divertido quanto era antes...

Por isso que acho que eu preciso achar uma atividade interessante para tomar como hobby... urgentemente, para não pirar mais. Algo que seja bem nada a ver e que, lógico, não envolva computadores (nem como usuário).

Preciso de sugestões; seria legal já começar a investir em algo nas férias.

Sexta-feira, Dezembro 17, 2004

SCIAM-BR: Novidades nas pesquisas para aumentar a velocidade dos computadores

Hoje fui ler a edição de dezembro da Scientific American Brasil e me deparei com 3 reportagens interessantíssimas sobre computação. Uma breve descrição: (para incentivá-lo a ler a revista :-)

  1. Um pequeno artigo descrevendo a situação atual da indústria de processadores e os problemas que estouraram em 2004. Fala da impossibilidade de se crescer a velocidade dos processadores no modelo atual, citando o problema da dissipação de calor (um Pentium 4 dissipa mais calor por centímetro quadrado que um ferro de passar roupa!!!). Aponta a solução encontrada pela indústria, os processadores multi-núcleo, que deverão se popularizar em 2005. No fim, aborda os problemas e desafios da execução em paralelo dos processadores multi-núcleos para nós, desenvolvedores de software.
  2. Um artigo sobre física bem interessante apresenta a natureza como um grande computador. Fala-se sobre a capacidade de armazenagem e processamento de informações da natureza e apresenta os 'qubits' (algo como os bits naturais). Tudo isso para chegar aos buracos negros e desenvolver uma teoria fantástica sobre o uso destes na computação de dados. Nos corpos em geral, a capacidade de computação é proporcional à massa e ao volume; nos buracos negros, por suas "misteriosas características", seria possível uma computação incrivelmente poderosa em dimensões surpreendentemente pequenas (10-27 metros para contas da ordem de 1050 operações por segundo parece bom?! :-)
  3. O terceiro artigo aborda as pesquisas na área dos fótons e do uso da luz nos computadores. Hoje a fibra óptica é usada largamente para grandes distâncias, mas não em curta distância por causa do seu preço. Mesmo assim, pesquisadores tentam encontrar a solução para trazer a luz e as conexões de fibra óptica para dentro dos computadores e acabar com o gargalo da comunicação via elétrons entre os componentes (fala-se que o processador permanece até 75% do tempo ocioso esperando, por exemplo, a chegada de um dado da memória). Com o uso da luz, além da incível velocidade, seria possível uma distribuição dos componentes jamais imaginada; seria possível colocar sua placa de vídeo na cozinha, seu processador na sala e usar o computador no quarto sem a menor perda de desempenho (hoje os componentes precisam estar todos socados num pequeno gabinete o mais perto possível porque o cobre é muito lento).
Bom, não sou físico nem engenheiro e li a revista umas 6 horas atrás, então posso ter cometido alguma gafe nas descrições dos artigos. Mas as idéias são mais ou menos essas e os artigos são muito interessantes. Recomendo a leitura!

Quinta-feira, Dezembro 16, 2004

Eu tô no The New York Times! (eu e o Firefox :-)

Após um tempão de preparação, saiu hoje o anúncio do Firefox no The New York Times com os nomes de todos os colaboradores! E eu tô lá!!

Veja uma versão reduzida do anúncio com destaque para onde eu estou (é o pontinho amarelo hehehe):



Você pode ver o pdf grande deste anúncio aqui e pode comprar um poster desse anúncio aqui.

update: uma versão maiorzinha do anúncio (png) onde dá pra ver as frases aqui

update2: Depois do anúncio, o NYTIMES resolveu escrever um artigo de 2 páginas sobre o Firefox e suas vantagens, atentando para a extrema superioridade ao IE. O título é bastante sugestivo: "The Fox Is in Microsoft's Henhouse (and Salivating)". Veja aqui (precisa ser cadastrado do Site pra ver, é grátis).

Terça-feira, Dezembro 14, 2004

Homer Simpson navega com abas!

Sim, Homer Simpson usa um navegador com abas! E não usa Windows! O fato foi notado por Chu Yeow quando ele assistiu ao último episódio de Os Simpsons. Veja você mesmo:



Consegue ver a aba com o Site aberto? E a barra de busca do lado da barra de endereços? Veja mais de perto aqui.


No blog do Yeow está rolando uma discussão para descobrir qual é o browser que está sendo usado. Há grandes chances de ser o Safari ou o Firefox, mas cogita-se Opera, Netscape e outros (cada um com seus argumentos).

E, é óbvio pela imagens acima, que não se trata de Windows. O mais provável é que seja um Mac, mas há detalhes que nos levam ao Linux (como a barra de título centralizada, que o Mac não tem).

Enfim, nada de IE ou Windows e Tabbed Browsing na cabeça! Se até o Homer (duhh) usa, porque você, usuário do IE, ainda não usa?!

Domingo, Dezembro 12, 2004

Pensando nas Sugestões do Google

Se o XmlHttpRequest aceitasse requisições para domínios que não o de origem, dava pra fazer horrores com o Google Suggest! Nem com iframes dá...

A única solução possível seria requisitar algo para seu próprio servidor e ele requisita o link mágico do Google Suggest. Alguma "sugestão"? (com o perdão do trocadilho hehehe)

Ah, estou desconsiderando a opção de diminuir o nível de segurança do browser para permitir requisições externas.

Quinta-feira, Dezembro 09, 2004

Futura casa nova

Comprei hoje o domínio sergiolopes.info. A idéia é organizar meu blog e meu site lá numa coisa só.

O que acham do domínio? Eu queria o .com.br mas ele está trancado naqueles intermináveis processos de liberação do Registro.br,então desisti. Além do .info, tem o .org também, mas acabei ficando com o info mesmo (só $1.95 no GoDaddy, contra $8.95 do org). Sei que info é pouquíssimo usado, mas talvez seja mais fácil de lembrar que org, pelo menos no meu caso! (lembre se Sérgio Lopes, que mexe com computação, informática... info... sergiolopes.info!! hehehe)

Estou com algumas idéias malucas para o meu Site. Queria inventar um novo conceito de publicação de conteúdo em Sites pessoais. Algo que integrasse as melhores ferramentas disponíveis hoje na Web. Se minha idéia for pra frente, é capaz até de tranformar o treco num projeto OpenSource; tudo vai depender do meu ânimo nas férias que se aproximam.

PS. O domínio novo está sendo redirecionado pra cá, enquanto eu não decido como fazer meu site pessoal

Sexta-feira, Dezembro 03, 2004

Votação BR-Linux 2004: melhores programas pro Pingüim

Se ainda não o fez, vote já nos melhores programas pra Linux segundo sua opinião!


Os meus votos foram para:

Ferramenta de Administração do sistema: Portage (do Gentoo)
Ferramenta de Segurança : iptables
Servidor de Banco de Dados: MySQL
Visualizador de Vídeo: mPlayer
Programa de Audio (MP3 e similares): mPlayer
Editor de textos: Vim
Navegador web: Firefox
Programa de mensagens instantâneas: Gaim
Cliente de e-mail: GMail (ou Thunderbird, caso não valha)
Agregador RSS: Bloglines.com
Aplicação P2P: aMule
Ambiente Gráfico: XFCE
Ferramenta de Desenvolvimento: Eclipse
Linguagem de programação: Java
Editor gráfico: Gimp
Jogo: (não jogo)
Suíte Office: OpenOffice.org
Distribuição desktop: Gentoo
Distribuição para servidor: Gentoo
Evento da comunidade: (não conheço)
Grupo de usuários ou organização livre nacional: (não conheço)
Site nacional, excetuando o BR-Linux: Viva O Linux
Site internacional: (não freqüento nenhum assiduamente)
Personalidade da comunidade livre nacional: Sérgio Amadeu
Personalidade da comunidade livre internacional: Linux Trovalds
Fórum web ou lista de e-mail: (não participo de nenhuma)
Livro sobre software livre: (nunca li)
Revista que acompanha a comunidade livre: (não assino nenhuma, ainda)

Quinta-feira, Dezembro 02, 2004

Mundo Livre

Fiquei feliz de ver a INFO deste mês destacando 2 projetos livres ultra bem sucedidos: a Wikipedia, a maior enciclopédia do mundo; e o OpenOffice.org, ganhador do Prêmio INFO como a melhor Suíte Office de 2004 com 74% dos votos.

Só faltou mesmo uma matériazinha sobre o estrondoso lançamento do Mozilla Firefox...

Quarta-feira, Dezembro 01, 2004

Promiscuidade e Netscape: uma analogia à altura

Como se já não bastasse o bordel informático do Internet Explorer que tenta prostituir toda a Internet, a Nestcape resolveu lançar seu próprio prostíbulo virtual com a versão 8 de seu navegador.

A nova versão do agonizante programa da Aol/Netscape vinha sendo ovacionada há algum tempo por reconhecer a importância do Mozilla Firefox e tomá-lo como base.

Esse entusiasmo durou até a divulgação do protótipo do novo Netscape para os beta-testers cadastrados. Fizeram o Internet Explorer parecer um pobre cafetão favelado.

Resumindo, uniram tudo que poderia haver de mais sujo no mundo dos navegadores Web em um só programa: uma versão instável e com problemas de segurança do Firefox somado ao pior programa da história da humanidade, o Internet Explorer.

Anunciado como um recurso de extrema valia, o Netscape 8 tem a estúpida capacidade de alternar o motor de renderização das páginas entre o Gecko (do Mozilla) e o Trident (do Internet Explorer). Não vou repetir aqui todo o discurso contra o IE; apenas digo que todos aqueles absurdos de segurança e incompatibilidade estão no novo Netscape.

E, pra fechar com chave de ouro, o Netscape usa como base o Firefox 0.9.3 que não possui importantes melhorias de segurança e estabilidade adicionadas à versão final do Firefox (1.0).

Se depois disso você ainda quiser dar uma olhada, veja um artigo do MozillaZine entitulado "Um primeiro olhar no Netscape baseado no Firefox" (recheado de fotos obscenas).

PS. Desculpem o tom do post; tentei ser sutil na medida do possível sem baixar demais o nível da conversa. ;-)

update: um título mais instigante para o post