Terça-feira, Novembro 02, 2004

If it moves, compile it!

Sou o mais novo proprietário de um Gentoo Linux!
Passei as últimas duas semanas baixando, compilando e configurando todo o sistema para ver se eu iria trocar o meu Fedora 2 redondinho por essa distribuição.

Aconteceu que apanhei pra caramba, acabei aprendendo demais, e hoje tenho um Gentoo perfeito aqui que dá de dez a zero no meu Fedora antigo. Estou literalmente apaixonado pelo Gentoo!! (valeu o monte de dicas do pessoal do GUJ e a recente insistência/ajuda da Vanessa!!)

O que eu vi no Gentoo? Simples: ele funciona exatamente do jeito que você quer e precisa. Nem um bytezinho de memória é gasto a mais se você não quiser. Tudo bem, qualquer distribuição pode ser totalmente personalizada. Mas o Gentoo desenvolveu ferramentas únicas e poderosas para facilitar tudo (o que seria suícidio tentar fazer num Fedora da vida é normal no Gentoo). É simplesmente perfeito!

Basicamente, você compila e configura tudo no seu sistema - lógico que com um suporte impecável através da documentação e do fórum. Dessa forma, você escolhe as otimizações que quer fazere quais recursos quer instalar em cada software. E, experiência própria, isso faz muita diferença na performance final do computador.

Bem, se quiser mais argumentos, vale a pena dar uma lida por aí ou consultar aquele tópico do GUJ. Ou então, fale comigo! (meus contatos estão aí do lado)

Essa minha nova fase de Desktop aflora também com outras decisões. Uma das mais importantes, o uso do Sistema de Janelas XFCE ao invés de Gnome ou Kde.

Outra decisão importante foi a total eliminação do Windows aqui do meu computador. E não me arrependo disso. Precisava de espaço para instalar meu Gentoo e acabei arrancando a partição NTFS que estava mofando com o Windows 2003. Ainda tenho alguns vestígios Microsoftianos por aqui, como a partição FAT32 para dados (que eu só não apago por preguiça e falta de tempo pra tirar as coisas de lá) e as instalações do Internet Explorer (5, 5.5, 6) no meu Wine. Mas, pra mim, foi um grande avanço nos últimos meses perceber que, definitivamente, eu não preciso da Microsoft.

Fico por aqui e desejo vida longa ao meu Gentoo!! (que, aliás, nunca mais precisará ser reinstalado; no Gentoo, faz-se upgrades de tudo e isso funciona maravilhosamente bem)

4 Comments:

At 2:16 PM, Anonymous said...

Gesiel - www.io.eti.br (eta tranquera... me recuso ser anonimo!)
Pô, legal... eu já tentei instalar o Gentoo e tive uma pá de dificuldades... já tinha lido no antigo blog da Vanessa que ela foi "convertida" definitivamente por ele... Gosto muito do SUSE (eu uso em casa), mas vou tentar novamente o Gentoo (noutra máquina) pra ver se aprendo a configurar o cara... valeu pelo depoimento.

 
At 8:03 AM, Anonymous said...

comment de Gesiel - gesiel@gmail.com (me recuso a ser anônimo).
Pô, ontem coloquei um comentário aqui e ele simplesmente evaporou... tb tem acontecido em outros blogs que frequento "diáriamente"... assim eu desisto...

 
At 12:19 PM, Sergio said...

a Vanessa foi a principal responsavel pela minha conversao!! hehehe
ja tinha ficado empolgado com o topico do guj de tempos atras, aí ela falou um monte sobre o gentoo pra mim q acabei me convertendo tbm!!

se quiser umas dicas ou uma ajudinha pra botar o gentoo, cata meu icq aí do lado.

PS. eu ia postar este comentario antes, mas o blogger tava fora do ar qdo vim e acabei esquecendo depois :-)

 
At 1:02 AM, Gesiel said...

Voltei aqui depois de tanto tempo só pra dizer que tb fui convertido... não quero outra vida...

 

Post a Comment

<< Home