Quarta-feira, Abril 20, 2005

Como ser um WebDesigner no Linux: Navegadores

[ da série Como ser um WebDesigner no Linux ]

Um ponto fundamental para os WebDesigners é testar seu Site nos mais variados navegadores. No Linux, isso é muito mais fácil que no Windows.

Hoje, pode-se dizer que você cobrirá todo o mercado de navegadores se levar em conta: Gecko (Firefox, Mozilla), KHTML (Konqueror, Safari/Mac, OmniWeb/Mac) , Opera, Internet Explorer (Win/5+, Mac/5+) e navegadores modo texto (lynx, links); a navegação por outros dispositivos (celulares, PDAs) geralmente implica num navegador (X)HTML, portanto, um navegador modo texto te dará uma boa impressão de como eles ficarão nesses dispositivos [*].

No Linux, você pode instalar um browser Gecko, um KHTML, o Opera, os 3 IEs para Windows e o lynx/links. E pode rodá-los todos simultaneamente para testar seus Sites! No Windows, você não rodaria um KHTML e ainda teria muita dificuldade em rodar 3 IEs.
Ou seja, você pode testar seu Site no Linux usando os navegadores de 99% do mundo!! [**]

Navegadores Gecko, você tem o Firefox, o Mozillão, o Netscape, o Galeon, o Epiphany, o Kazehakase e o SkipStone.
Para KHTML, temos o Konqueror do KDE.
Os IEs 6, 5.5 e 5 você aprende a instalar no Linux através desse outro artigo da série.
Para o Opera, recomendo ter duas versões: a 7.0 e a novíssima 8.0.
E os navegadores modo texto mais usados: lynx, links, links2 e elinks.

Se você for bem chato e quiser o máximo de compatibilidade, rode algumas versões do Gecko. Em especial, algum Netscape 4, e algum Firefox (e talvez uma versão do Mozilla anterior à 1.0 ou o Netscape 6). Você pode ver também essa lista de browsers, com comentários sobre a atividade de cada um ainda hoje. E não deixe de visitar o Arquivo de Browsers do Evolt; lá você pode encontrar versões antigas de praticamente qualquer browser que existe.

Ah, se você quiser ser bastante chato, pode testar também seu site no Amaya, que é o Navegador e Editor HTML do W3C. Mas ninguém usa isso pra navegar, garanto... ;-)

-----

[*] Há navegadores mais espertos rodando nos bolsos por aí. O Opera roda no PocketPC e o Firefox possui uma versão em desenvolvimento para esse fim, o Minimo. Mas ambos os navegadores no desktop possuem possuem visualizações de como funcionariam nesses dispositivos.

[**] A única lacuna que fica são os pouquíssimo usuários do IE no Mac. Infelizmente, o IE no Mac roda um motor que difere em muitas coisas do IE do Windows. Portanto, para testar, só usando um Mac mesmo. Mas fique tranquilo, muito pouca gente usa o IE no Mac. Os browsers mais usados no Mac hoje são Safari (KHTML), Firefox (Gecko), Opera e Camino (Gecko).

E, por falar em poquíssimos, podemos lembrar dos raríssimos IE 4 e IE 3. Se procurar muito, talvez chegue a dez pessoas no mundo usando-os ainda; mas tem gente que usa...

[***] Curioso pra saber o que eu tenho aqui na minha máquina? Bom, hoje, tenho:
Firefox 1.0.3, Mozilla, Konqueror, Opera 7.54, Opera 8, Netscape 4.8, IE 6, IE5.5, IE 5, lynx, links, links2, elinks

4 Comments:

At Quarta-feira, 20 Abril, 2005, Daniel Koch said...

O Safari na realidade usa o WebCore, um fork do KHTML (até aonde eu sei). Há um projeto chamado gtk-webcore, um port desse WebCore da Apple para GTK+, feito pela Nokia:

http://gtk-webcore.sf.net

Eu não sei te dizer se há diferenças brutas de redenrização entre o KHTML e o WebCore, eu tentei compilar essa porcaria aí no Windows e não deu muito certo...

 
At Quarta-feira, 20 Abril, 2005, Sergio said...

Também não conheço muito do Safari. O que sei é apenas isso também, que o WebCore (e o JavaScriptCore) é um fork do KHTML do KDE 3.0.2.

Mas o que tem circulado por aí é que a Apple, apesar de ter feito o fork, tem compartilhado as melhorias (não sei se todas) com a Comunidade do KDE. Então eles estão meio que trabalhando juntos.

O que me parece é que o Safari seria um KHTML "melhorado" pela Apple. Portanto, se você fizer seu site funcionar no Konqueror, ele [teoricamente] funciona no Safari. O inverso é que pode não ser verdadeiro dependendo do que você usar (se for algo avançado implementado pela Apple e não incorporado ao Konqueror).

 
At Terça-feira, 01 Novembro, 2005, Filipe said...

E aí cara beleza? sei q esse post é de abril, mas agradeceria se vc pudesse me ajudar com uma questão, é o seguinte: estou fazendo uma pesquisa sobre tags HTML q apresentam resultados diferentes entre os navegadores IE, Firefox e Opera, se puder me ajudar com algum conhecimento de tags q variam de exibição entre os navegadores eu agradeço,

Abraço.

 
At Sexta-feira, 04 Novembro, 2005, Sergio said...

Ae Filipe! Manda um e-mail pra gente trocar uma idéia...

 

Postar um comentário

<< Home