Domingo, Janeiro 23, 2005

Mozilla/Firefox e os cristãos

Bom, esse post não vai ser de interesse da maioria dos meus leitores, mas acho importante publicar. Então, se você é cristão e tem alguma coisa com o Mozilla, Firefox e etc, leia isso.

O assunto surgiu quando um amigo meu, de uma grande Comunidade católica e também da área de computação, me disse que gostou do Firefox mas que ele e as pessoas de sua comunidade estavam repudiando o browser ao julgá-lo divulgador de práticas satânicas. Eles estavam pensando em fazer até um comentário público desencorajando os fiéis a usarem o Firefox (que está fazendo um tremendo sucesso) por pensarem que ele continha consagrações demoníacas.

Tudo se deu porque eles leram o texto da página about:mozilla e não entenderam o significado. Aparentemente, o texto trazia um tom profético e obscuro, com termos que seriam usados em rituais satânicos. Eu sabia pouca coisa sobre assunto, apenas o suficiente para discordar e entender a brincadeira sobre a "profecia" da Revolução na Web que a Mozilla está fazendo.

Sem muitos argumentos e com poucas referências explícitas na Web, fui atrás de descobrir mais detalhes e ter um posicionamento meio que oficial para evitar que se cometesse uma injustiça. Então, entrei em contato com um dos desenvolvedores da Mozilla Foundation, Gervase Markham. Ele faz parte do chamado "mozilla staff" e é declaradamente cristão (seu blog se chama "Hacking for Christ"), então era a pessoa certa para me ajudar.

Bem, o Gerv foi extremamente solícito. Inicialmente eu havia pedido algumas referências sobre o assunto e, após alguns e-mails trocados, ele escreveu um post muito esclarecedor em seu blog. (Thanks, Gerv!)

Então, para quem tem alguma dúvida sobre o assunto ou simplesmente tem curiosidade em saber o significado e onde foram baseados os textos do about:mozilla, recomendo a leitura neste link.

A conclusão final é que aquilo não se passa de uma brincadeira. Uma brincadeira destinada mais a quem está por perto da Comunidade do Mozilla e consegue detectar as diversas sutilezas do texto. Não há qualquer finalidade demoníaca ou coisa do tipo. Cristãos usam, desenvolvem e apóiam o Firefox sem qualquer dúvida sobre isso.

[A princípio não irei traduzir este post dele porque acho desnecessário para o público a que ele se destina. Mas, se você tiver qualquer dificuldade ou por qualquer motivo quiser uma versão em português disso tudo, fale comigo sem hesitar.]

update: Conforme requisitado, a tradução do post do Gerv está aqui.

1 Comments:

At 5:56 PM, Anonymous said...

manda a versão em português ai Sergio, te agradeço

 

Post a Comment

<< Home