Cuba migrará computadores de Windows para Linux
Eu não costumo dar notícias aqui no blog e, além do mais, vários países estão fazendo essa migração. Mas essa notícia eu precisava dar, pra ressaltar um ponto: Cuba está trocando Windows pirata por Linux!
Por causa do embargo econômico, não pode haver comércio entre os EUA e Cuba, portanto o governo cubano usa instalações piratas do Windows. E agora eles vão trocar tudo pra Linux! Ou seja, o maior atrativo do Linux para os cubanos não é o preço - o ponto forte atacado pela MS na campanha Get The Facts. A grande questão é que o Linux é melhor que o Windows.
O Linux não é apenas tecnicamente superior, mas socialmente mais justo. Um mundo melhor passa pela Liberdade e é essa a grande bandeira do Software Livre.
Aproveito pra lembrar os comentários do Secretário Nacional de Economia Solidária do Governo Federal, Paul Singer, que afirmou que o movimento pelo Software Livre representa o que de melhor existe na Economia Solidária, já que socializa o conhecimento, propicia o melhoramento constante e não tem a competição como eixo central.
FONTES:
Cuba e Linux: Yahoo, InfoExame
Paul Singer: SoftwareLivre.org
Lançado o Netscape 8.0.1
Saiu o pouquíssimo esperado [por mim] Netscape 8! Além de quase xingar a mãe dos desenvolvedores, queria dizer que fiquei surpreso por não haver uma versãozinha pra Linux!
Tudo bem, tem aquela baboseira toda de dois motores de renderização, com o trident do IE e blablabla. Mas eu esperava uma versão pra Linux menos promíscua do Netscape 8 sem o Trident.
Aliás, falando nas atitudes indignas e submundanas da Netscape, se você acessar Netscape.com vai receber um aviso de: "Your Current Browser is Outdated" (seu navegador atual é antigo). Veja só: [powered by Asa Dotzler]
Se você quiser tentar testar o NS8 no Linux com o Wine, note que você precisa do IE6 instalado. Para isso, instale com algums dos 'n' métodos encontrados por aí ou use o mais fácil: IEs4Linux :-P
Ah, já vou avisando: não consegui instalar! hehehe Dá pau depois no processo de instalação. (Wine 20050111 Gentoo Linux)
-------
Post relacionado: Promiscuidade e Netscape: uma analogia à altura
Atualização:
É ridículo! Descobriram que o Netscape 8 era baseado no Firefox 1.0.3 ainda! Foi tanta pressão que não deu outra: um dia depois, estáaí o NS 8.0.1 com nada menos que 41 falhas corrigidas.
Só pra contar: no Planet Mozilla ninguém está levando a sério esse Netscape 8. É engraçado ler o que o pessoal tem falado sobre ele. E, na minha opinião, as pessoas também não vão levar a sério o NS8; é fato: Netscape já era!
Porto Alegre, aí vamos nós! FISL 6.0
Graças ao patrocínio de todos os cidadãos paulistas, estarei em Porto Alegre no início de junho para o Fórum Internacional de Software Livre! O IME vai fretar um ônibus para levar os alunos ao fórum de graça.
Estou agora consultando a programação do fórum para selecionar eventos que eu gostaria de participar. Confesso que as palestras que mais têm chamado minha atenção são as de cunho Político e Filosófico; há boas palestras técnicas, mas em geral pouco atraentes frente as possibilidades de discussão sobre a ideologia do Software Livre. (lógico, opinião minha! eu sou meio revolucionário mesmo hehehe)
Algumas das palestras [políticas] que pretendo ver:
Essa vai ser minha primeira ida ao FISL. Acho que vai ser uma experiência muito boa. E lógico que depois posto todas as minhas impressões aqui no blog!
Greasemonkey no meu dia-a-dia
Greasemonkey com seus User Scripts são a moda mais atual hoje na Internet. Certamente você já ouviu falar sobre essa extensão pro Firefox que possibilita adicionar scripts a páginas na Web e criar assim funcionalidades novas em qualquer lugar independentemente do desenvolvedor do Site.
Pois bem, uso alguns User Scripts aqui que baixei na Web [veja mais abaixo a lista deles]. Mas esses dias me deparei com uma questão e o Greasemonkey mostrou todo ar de sua graça!
Acontece que sou cinéfilo e não vivo sem o Telecine; e sou igualmente fã do Linux, sem o qual também não vivo. Sou portanto um assíduo visitante do Site do Telecine para consultar a programação do canal e faço isso pelo meu Firefox no Linux. Eis a questão: como todos sabem, o plugin do Flash pra Linux não permite animações transparentes e o Telecine usa isso num menu em cima da programação. Conclusão: usuários do Linux não conseguem ver toda a programação do canal :-(
Ou não conseguiam! Alguns minutinhos nessa maravilha chamada Greasemonkey e saiu um User Script que adiciona um botão ao Site do Telecine para habilitar e desabilitar o tal menu problemático! Coisa besta, sim, mas se soubessem como isso melhorou minha vida... :-D
Aliás, três bons User Scripts que tenho no meu Greasemonkey:
- AutoDelicious: acrescenta auto-completar de tags nas telas de post do delicious
- Gmail Tweaks: acrescenta buscas persistentes pro GMail
- AutoLoginJ: loga automaticamente nos sites onde você salvou usuário+senha no FF
Como ser um WebDesigner no Linux!
Está querendo libertar-se do Windows para desenvolver Sites? Já desenvolve no Linux mas está preso ao Windows por causa do Internet Explorer ou do Dreamweaver? Só tem Linux na sua máquina há um bom tempo mas acha que as coisas poderiam ser melhores para WebDesign no pingüim?
Este Guia visa ser um pontapé inicial para qualquer pessoa que deseje montar uma estação de trabalho para WebDesign rica e completa exclusivamente no Linux sem deixar nada a desejar aos desenvolvedores que usam Windows.
Como ser um WebDesigner no Linux:
Tem alguma sugestão sobre esse Guia?
Fale comigo!
-----
Pensei em escrever um artigo sobre "Programação" mas acho que foge um pouco de "WebDesigners" além de ser muito óbvio: no Linux você desenvolve com
qualquer linguagem do mundo... É só escolher o que quiser - PHP, Perl, Python, Ruby, Java, ou até Smalltalk ou .Net se você for louco.
Como ser um WebDesigner no Linux: Programas Gráficos
[ da série Como ser um WebDesigner no Linux ]
Praticamente todas as necessidades de um WebDesigner quanto à programas gráficos resumem-se a um manipulador de imagens e um ilustrador vetorial. No Linux, há excelentes programas que suprem essas necessidades.
Manipulador de Imagens: O Gimp
Em qualquer TOP5 de programas Linux Desktop por aí você encontrará o Gimp. É um dos softwares livres mais bem sucedidos do mundo quando falamos de Desktop.
É o manipulador de imagens padrão do Linux. Tudo o que você precisa para manipular imagens profissionalmente você encontrará no Gimp, incluindo total suporte à camadas e centenas de filtros incríveis.
Se você está acostumado ao Adobe Photoshop talvez precise de algum tempo para se adaptar ao Gimp; mas nada que umas boas horas fuçando não resolvam.
A maior limitação do Gimp hoje é não trabalhar com CMYK, apenas RGB (por enquanto). Mas para WebDesign isso não é problema (seria até "vantagem") visto que a Web "é" RGB.
Ilustrador Vetorial: Inkscape
O Inkscape é o ilustrador vetorial mais completo hoje no Linux. Possui todas as ferramentas necessárias ao desenho vetorial e é extremamente leve. Não chega a ser um grande destaque como o Gimp mas é certamente o melhor programa para desenho vetorial no Linux.
Pra mim, a grande vantagem é o Inkscape - e seu irmão, Sodipodi - trabalhar tendo como base o formato SVG, padrão do W3C para gráficos vetoriais. Nada de .ai ou .cdr; a idéia é usar um padrão, um formato livre e aberto que te dará independência para sempre. Isso é especialmente interessante agora que o SVG está começando a pegar - o Firefox 1.1, por exemplo, já virá com suporte nativo à SVG.
----
E por falar em formatos livres, vale lembrar outra iniciativa belíssima de libertação, o Open Document. É um formato aberto e independente criado para Editores de Texto. O OpenOffice 2.0 usa terá esse formato como padrão, assim como KOffice e outros. Foi inclusive o padrão adotado pela União Européia para seus documentos.