Segunda-feira, Novembro 29, 2004

Só pra ser diferente

Diferentemente de 99% dos programadores (principalmente os de Java), odeio café; minhas madrugadas são movidas a Schweppes. Ô coisinha boa!!

Sexta-feira, Novembro 26, 2004

My Precious

São Paulo tá fogo. Saindo do Metrô Vila Madalena hoje, um marginal me pára e lá se vai toda a minha grana (20 reais).

Mas sorte que o infeliz só queria dinheiro! No outro bolso da calça, estava meu Palmzinho querido que vale umas 40 vezes mais que os 20 reais! Ele só pegou o dinheiro e foi embora, ainda bem!

Oh! My Precious...

PS. Sim, eu prefiro ver o lado bom da vida; mesmo um infortúnio desse pôde me deixar "feliz" hoje ;-)

Quinta-feira, Novembro 25, 2004

Por quê?

Se podemos fechar a boca ou os olhos, por que não podemos fechar os ouvidos?! Sério! Passei o dia me perguntando...

Devíamos ter algum mecanismo desse no corpo; ia acabar com 90% dos casosde stress. Ou, pelo menos, acabaria com o meu.

Segunda-feira, Novembro 22, 2004

Rebatizando

Novo nome do meu blog:
Devaneios de um computólogo

O nome "java && !java" vem da época do Jablo. Mas, como eu quase não falo de Java, estava procurando um nome novo pro Blog. Depois de pensar um pouco, achei esse novo nome. Eu gostei! ;-) Opine aí!

update: zhvgn tragr aãb tbfgbh qb gíghyb (gbgny bh cnepvnyzragr) dhr rh npnorv svpnaqb pbz zvaunf qúivqnf... nythzn fhtrfgãb znvf yrtny?

Sábado, Novembro 20, 2004

Bookmarklet para assinantes UOL

Sou assinante do UOL e sempre fiquei muito bravo quando queria ver as notícias em vídeo do UOL News e me deparava com a tela abaixo quando estava navegando no meu Firefox pelo Linux.



Até que resolvi tomar uma atitude e criei um Bookmarklet simples e eficaz contra o problema. Quando se deparar com essa tela, basta clicar nele e o vídeo começa a tocar no seu plugin padrão para arquivos asx (no meu caso, o gXine). [Parece que os usuários do plugin do mPlayer não têm esse problema, mas não tenho certeza.]

Usuário Linux do UOL, basta criar um Bookmark com o endereço abaixo, usar e ser feliz!
javascript:frmPlayer.document.write('<iframe src='+ frmPlayer.asxurl + ' style=display:none></iframe><b>Executando vídeo...</b>');

Sexta-feira, Novembro 19, 2004

"Then you win."

Algumas rápidas:

1) Depois da campanha "Get the facts" da Microsoft, a RedHat lançou uma campanha chamada "Truth Happens". No início da página, está uma famosa fase do Gandhi cada vez mais verdade no mundo Linux:

"First they ignore you. Then they laugh at you. Then they fight you. Then you win."
(tradução: "Primeiro eles o ignoram. Depois riem de você. Então eles o combatem. Aí você vence")
2) Dei uma refatorada nas minhas tags no del.icio.us.

3) Andei estudando prolog com a Vanessa por causa de uma prova de Inteligência Artificial. Deu numa página cheia de exercícios de prolog resolvidos e num bom 10 na prova :-)

4) Muitos novos feeds no meu bloglines.

5) Dia 14 agora aconteceu o primeiro BCChurras em Atibaia. Uma galera lá do IME se reuniu pra um churrasco no sítio da Mariana. Veja fotos.

6) Primeira vez na vida que preciso usar um Editor de Textos pra valer. E, garanto, o OpenOffice é muito bom!

Segunda-feira, Novembro 08, 2004

Mais um pro portfólio!

Esse final de semana acabei os últimos retoques num Site que fiz. Coisa pequena, já que não tenho muito tempo.

Eu curto WebDesign pra caramba! HTML, CSS, JavaScript, Design...
Esse Site que fiz é 100% HTML+CSS (sem JavaScript), 100% válido no W3C, 100% tableless, 100% compatível (com alguns hackzinhos pra WinIE).

Veja lá e me dê sua opinião!! www.novavisaosocial.com.br

Ah! Eu que criei a logomarca da empresa também :-)

Terça-feira, Novembro 02, 2004

If it moves, compile it!

Sou o mais novo proprietário de um Gentoo Linux!
Passei as últimas duas semanas baixando, compilando e configurando todo o sistema para ver se eu iria trocar o meu Fedora 2 redondinho por essa distribuição.

Aconteceu que apanhei pra caramba, acabei aprendendo demais, e hoje tenho um Gentoo perfeito aqui que dá de dez a zero no meu Fedora antigo. Estou literalmente apaixonado pelo Gentoo!! (valeu o monte de dicas do pessoal do GUJ e a recente insistência/ajuda da Vanessa!!)

O que eu vi no Gentoo? Simples: ele funciona exatamente do jeito que você quer e precisa. Nem um bytezinho de memória é gasto a mais se você não quiser. Tudo bem, qualquer distribuição pode ser totalmente personalizada. Mas o Gentoo desenvolveu ferramentas únicas e poderosas para facilitar tudo (o que seria suícidio tentar fazer num Fedora da vida é normal no Gentoo). É simplesmente perfeito!

Basicamente, você compila e configura tudo no seu sistema - lógico que com um suporte impecável através da documentação e do fórum. Dessa forma, você escolhe as otimizações que quer fazere quais recursos quer instalar em cada software. E, experiência própria, isso faz muita diferença na performance final do computador.

Bem, se quiser mais argumentos, vale a pena dar uma lida por aí ou consultar aquele tópico do GUJ. Ou então, fale comigo! (meus contatos estão aí do lado)

Essa minha nova fase de Desktop aflora também com outras decisões. Uma das mais importantes, o uso do Sistema de Janelas XFCE ao invés de Gnome ou Kde.

Outra decisão importante foi a total eliminação do Windows aqui do meu computador. E não me arrependo disso. Precisava de espaço para instalar meu Gentoo e acabei arrancando a partição NTFS que estava mofando com o Windows 2003. Ainda tenho alguns vestígios Microsoftianos por aqui, como a partição FAT32 para dados (que eu só não apago por preguiça e falta de tempo pra tirar as coisas de lá) e as instalações do Internet Explorer (5, 5.5, 6) no meu Wine. Mas, pra mim, foi um grande avanço nos últimos meses perceber que, definitivamente, eu não preciso da Microsoft.

Fico por aqui e desejo vida longa ao meu Gentoo!! (que, aliás, nunca mais precisará ser reinstalado; no Gentoo, faz-se upgrades de tudo e isso funciona maravilhosamente bem)